terça-feira, 4 de setembro de 2012


Literatura

O mulato Lima Barreto 
Um dos jornalistas e escritores literários mais importantes do Brasil

O escritor Lima Barreto foi um importante marco na literatura brasileira, mas só foi reconhecido na mesma paós seu precoce falecimento. Desde de pequeno, gostava de ler.  Estudou em ótimo colégios, como Dom Pedro II e Liceu Popular Niteroiense, mas depois de um tempo, deixou de se importar com as matérias da escola e cada vez mais deixava-se consumir pelo alcoolismo e por estados emocionais caracterizados por crises de profunda depressão e morbidez.

 Desde estudante já publicava reportagens em jornais. em 1902, no A Quinzena Alegre, depois no Tagarela, O Diabo, e na Revista da Época. Em 1905 começou a escrever em jornais mais populares, como Correio da Manhã uma série de reportagens sobre a demolição do Morro do Castelo.
Sua primeira obra , foi o romance Recordações do Escrivão Isaías Caminha, publicado em Portugal em 1909. Daí por diante, vieram várias outras, como: ''As Aventuras do Doutor Bogóloff'' (1912), ''Histórias e Sonhos'' (1920), ''Bagatelas'' (1923), ''Impressões de Leitura'' (1956), e muitas outras.Morreu aos 41 anos em função de problemas com alcolismo e depressão. Muitas vezes foi internado, não teve melhoras. Então, dia 1 de novembro de 1922 veio a falecer no Rio de Janeiro.
As obras de Lima Barreto podem ser encontradas na Biblioteca Nacional, onde o autor costumava passar quase todos os dias quando jovem.
0

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t